quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Um blog a renascer

Olá! Sejam muito bem-vindos de volta.

Depois de 27 meses, uma nova postagem é realizada em Descobertas Artísticas, um projeto iniciado pela turma de 2011 dos licenciados em Artes Visuais pela Estácio Uniradial de São Paulo. O objetivo inicial deste blog era compartilhar o aprendizado como artista-educador daqueles que estavam prestes a se formar nesta área.

Obviamente, o tempo nos trouxe outras oportunidades e prioridades que colocaram a página em último plano. Eu, em particular, sou um fã do modelo de comunicação em blogs! Acabei de atualizar meu perfil de usuário com a frase "blogueiro peregrino na rede desde 2003", pois nesses 12 anos de Internet, eu utilizei os mais diversos serviços de postagem, infelizmente me mudando várias vezes por instabilidade da plataforma ou encerramento de atividades gratuitas. Estamos falando de 2003: Internet discada a 28 kbps, com conexão vantajosa apenas após a meia-noite e a partir das 14h de sábado!

Escrever no universo digital ainda é um dos grandes prazeres da minha vida. Um exercício importantíssimo do uso das palavras, das frases e da organização do pensamento que chegará até um outro ser humano. Eu sempre disse que escreveria de modo anônimo e solitário, para que alguém que muito precisasse de apoio, um dia viesse a me encontrar dessa maneira. Há um ano e meio, um cara de Portugal comentou em uma postagem, impressionado pelo texto e pela ausência de comentários nele, uma vez que fui capaz de traduzir tudo o que ele precisava dizer a seu pai, com quem não falava há muito tempo. Ele enviou o meu texto para o pai. Senti que minha missão fazia sentido e aquilo foi combustível para mais 12 anos de peregrinação!

Depois de um longo período de trevas em minha vida, que me puxavam cada vez com mais força nos momentos finais da graduação e me impediam de sentir um prazer mais genuíno com as descobertas no mundo da Arte, cheguei em algum lugar. Fundo, sem mais chance de continuar caindo, e que uma faísca de resistência me fez escalar todos aqueles anos de volta para finalmente ver luz.

Agora, dou tempo ao tempo. Se minhas descobertas artísticas soam mais fortes há 2 anos, não me vejo em atraso de pensá-las em um blog somente hoje. Eu estou a renovar meu fôlego para verdadeiramente refletir sobre ser um professor de Arte na rede pública estadual de São Paulo em linhas binárias desta rede mundial de computadores. Em ressuscitar este blog tão querido, que tenho visitado em admiração da promessa de vida que há nele.

E não custa nada sonhar que meus colegas podem pensar novamente neste caminho comigo!

Com os melhor desejos de um ótimo fim de ano,
André Soares.

Nenhum comentário: